5 Dicas para evitar os riscos do Fisco

Data e Hora:  14/05/2019 08:05:58

 

No Brasil, as obrigações tributárias são uma das maiores preocupações de todos os empreendedores. Diante de uma legislação complexa e inconstante, o menor erro pode gerar prejuízos incalculáveis, portanto é essencial estar atento às exigências do Fisco, evitando irregularidades de qualquer tipo.

Para te ajudar a cuidar melhor da área tributária de sua empresa, nós preparamos esse texto com 5 dicas especiais para manter seu negócio a salvo. Confira:

 

1. Planeje-se

Um bom planejamento tributário pode salvar a vida de sua empresa. Nunca esqueça disso.

Através dele, é possível definir qual o melhor regime tributário para o seu negócio e, a partir disso, saber quais são as obrigações fiscais que se deverá cumprir. Assim, é possível montar um calendário fiscal, para sempre ficar em dia com a Receita Federal, minimizando a chance de punições por equívocos nas declarações dos impostos devidos.

O planejamento tributário também vai lhe possibilitar enxergar as melhores alternativas para poupar o patrimônio de sua empresa, excluindo gastos desnecessários e enxergando chances de aumentar o seu lucro.

Invista em auditorias

As auditorias podem ser grandes aliadas para proteger o seu negócio de riscos fiscais. A partir da análise dos dados de sua empresa tais como notas fiscais, declarações tributárias, recibos de pagamento e compras — a auditoria irá identificar falhas nos processos, bem como apontar as correções que deverão ser aplicadas.

Isso diminuirá a chance de multas futuras, ou demais sanções, além de lhe permitir conhecer melhor as deficiências e pontos fortes de sua empresa, servindo como norte para as decisões estratégicas terem maior assertividade.

Crie padrões

Organização é tudo, e, numa empresa, ela é indispensável. O estabelecimento de padrões para execução das tarefas fiscais inibe a incidência de erros e traz mais segurança para todo o negócio.

Com um padrão criado, o processo fica mais claro, o que facilita a supervisão por parte dos gestores. Num sistema assim, os equívocos são identificados com mais rapidez, podendo ser corrigidos, ou até revertidos, com mais agilidade.

Uma medida útil para o cumprimento não só de obrigações fiscais, como de quaisquer outras existentes na corporação.

 Invista em tecnologia

A tecnologia pode e deve ser utilizada para auxiliá-lo em suas rotinas fiscais. Portanto, é uma decisão sábia buscar por softwares que facilitem sua vida e seu trabalho.

Desde agendas digitais para lembrá-lo dos prazos de declaração, até soluções personalizadas para lhe ajudar com os cálculos tributários, a tecnologia pode fazer toda a diferença na área fiscal de sua empresa a partir daquilo que oferece.

Investir em soluções tecnológicas para o seu negócio ajuda a economizar tempo e recursos, além de tornar o processo mais seguro, rápido e eficiente.

Busque por auxílio especializado

Contar com o suporte de quem entende do assunto é vital para qualquer negócio. Buscar pelos serviços de uma consultoria especializada pode ser a melhor solução para lidar com as questões fiscais de uma empresa.

 

Fonte: Tax Group

 


Fale Conosco

Av. Senador Area Leão, 2185 - Torre 1- Sala 314 - Ed. Manhattan River Center - São Cristóvão Teresina - PI, 64049-110

Fone: (86) 3303-2019 - Whatsapp Business - 

Email: carlos@carlosyury.com.br -